O município de Mucuri atingiu o nível de excelência assumindo a 1ª posição no ranking de qualidade dos serviços de saúde pública no Extremo Sul da Bahia.
A avaliação é feita pelo Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, no primeiro quadrimestre, levando em conta princípios que evolvem a estruturação dos serviços e a organização dos processos de trabalho das equipes de saúde para melhor atender a população que assistem.
Dentre estes mecanismos, está o Pagamento por Desempenho, que é o repasse financeiro para o município, baseado no resultado dos 07 indicadores definidos pelo Ministério da Saúde, contemplando ações que atendam desde a saúde da mulher, pré-natal, saúde da criança a situações de condições crônicas e outras questões.
Nesse componente, a definição do valor a ser transferido depende dos resultados apurados através de uma análise feita da produção das Equipes de saúde da Família no SISAB (Sistema de Informação da Atenção Básica) e, a verificação destes indicadores, permite avaliar o acesso, a qualidade e a resolutividade dos serviços prestados pelas equipes à comunidade.
O alcance deste objetivo é mérito das equipes de Saúde da Família que não mediram esforços para implementar melhorias nas ações e atendimentos prestados à comunidade.
ABAIXO O RANKING DOS MUNICÍPIOS DO EXTREMO SUL
1º Mucuri
2º Caravelas
3º Medeiros Neto
4º Nova Viçosa
5º Lajedão
6º Ibirapuã
7º Itanhém
8º Vereda
9º Guaratinga
10º Itapebi