Com o novo salário mínimo nacional em vigor, o município de Mucuri também atualizou o piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde (ACS) e dos agentes de combate às endemias (ACE) para o ano de 2024, pois estes profissionais passaram a ter desde 2022, os valores de remuneração ajustados conforme estabelecido pela Emenda Constitucional nº 120, publicada em maio de 2022.
Nesta sexta-feira 2, o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB) efetuou o pagamento do mês de janeiro, de todos estes profissionais, baseado em dois salários mínimos, ou seja, o reajuste, que acompanha a atualização do salário mínimo, passa de R$ 2.604,00 para R$ 2.824,00, retroagido a partir de 1° de janeiro de 2024.
A medida beneficia 139 profissionais que atuam na linha de frente da saúde e do combate às endemias. No último dia 19 de janeiro, se abriu e se concluiu um único diálogo entre a direção do SINDACESB – Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias do Extremo Sul da Bahia e o prefeito Robertinho, mas uma única interlocução foi o bastante para que o gestor autorizasse a atualização.
Desde o início do governo que os agentes comunitários de saúde e endemias vem recebendo um tratamento especial em Mucuri, ao ponto de o próprio Sindicato da categoria reconhecer a afinidade do gestor e elogiar as atitudes da gestão. Vale lembrar que Robertinho foi o primeiro gestor dentre os 21 municípios do Extremo Sul da Bahia a cumprir o novo regime jurídico que concedeu aumento e promoveu a equiparação do novo piso nacional para os agentes comunitários de saúde e endemias.