Na busca por oferecer procedimentos inovadores e com menos risco para os pacientes, a Secretaria de Saúde de Mucuri, passou a oferecer – desde de junho de 2021 – um novo serviço à população.
Trata-se da cirurgia de vesícula por videolaparoscopia. O procedimento é indicado para o tratamento de doenças das vias biliares e é feito de maneira minimamente invasiva.
A cirurgia consiste na remoção da vesícula biliar, onde fica armazenada a bile, por meio de três pequenos orifícios feitos na barriga. Depois da retirada da vesícula, os orifícios são fechados com pontos internos. A cirurgia por videolaparoscopia vesícula é feita com anestesia geral, e o paciente recebe alta no dia seguinte.
Somente em dezembro de 2021, foram contabilizados um total de 58 procedimentos realizados. Na última terça-feira 18, foram realizadas mais 12 procedimentos cirúrgicos de vesícula por videolaparoscopia, totalizando, até agora, 96 cirurgias apenas em 2022 em parceria com o Hospital São José de Itabatã.
A oferta destes e outros serviços de Saúde de ponta fazem parte de um pacote de investimentos na Saúde Pública do Governo Municipal de Mucuri, custeados 100% com recursos próprios do município.
De acordo com o secretário de Saúde Fernando Jardim, o sucesso dessa empreitada, desde a sua implantação no ano passado, se deve, principalmente, ao empenho do prefeito Robertinho, que não tem medido esforços para que se alcance êxito no trato com a saúde da população.
De acordo com o secretário, o prefeito tem buscado sempre atingir a excelência, não apenas na região do extremo sul baiano, mas, também alcançar os melhores índices e se posicionar entre o melhor serviço municipal de saúde na esfera estadual.