O município de Mucuri, localizado no extremo sul da Bahia, alcançou a 5ª posição no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), saltando da 37ª para a 5ª colocação, com uma pontuação de 0,6505. O resultado, referente ao ano de 2023 e divulgado em maio de 2025, destaca Mucuri na geração de emprego e renda, superando cidades importantes como Salvador (0,6442), Barreiras (0,6403) e Camaçari (0,6380).
O IFDM avalia o desenvolvimento socioeconômico de mais de 5 mil municípios brasileiros em áreas como infraestrutura, emprego e renda, educação e saúde. O desempenho de Mucuri reflete avanços significativos nas políticas públicas e na gestão municipal, especialmente nas áreas de saúde e educação, com melhorias de 156,2% na educação e 104,5% na saúde.
O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, conhecido como “Robertinho”, destacou o feito como uma prova dos esforços da administração municipal em promover a qualidade de vida da população. Ele mencionou investimentos em saúde, educação e mobilidade urbana, como a criação da primeira maternidade do município e a requalificação das vias públicas.
A conquista foi celebrada por representantes do setor empresarial, incluindo Ruth Ardasse, presidente da ACE, e Wanderlei Bozzi, presidente da CDL de Itabatã, que destacam o impacto positivo do resultado no crescimento econômico e na autoestima da população.
Confira o ranking:
1° – Luís Eduardo Magalhães
2° – Irecê
3° – Brumado
4° – Mata de São João
5° – Mucuri
6° – Salvador
7° – Barreiras
8° – Pojuca
9° – Camaçari
10° – Conceição do Jacuípe



