A Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Saúde conquistou por meio de uma parceria com o Ministério da Saúde por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (Sesab), 5 concentradores portáteis de oxigênio para garantir uma maior presteza nos atendimentos domiciliares e harmonizar uma boa recuperação e conforto aos pacientes do município de Mucuri que são atendidos pelo programa “Melhor em Casa”.
O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, Fernando Jardim, disse que a chegada dos equipamentos, conquistados, graças ao prestigio e o acesso do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM), tem como objetivo a reorganização do processo de trabalho das equipes que prestam cuidado domiciliar na atenção básica, ambulatorial, nos serviços de urgência e emergência e hospitalar.
Os concentradores de oxigênio adquiridos atuam fornecendo a substância pelo ar do ambiente. Segundo o secretário Fernando Jardim, os 5 concentradores portáteis de oxigênio vão proporcionar qualidade de vida aos pacientes que fazem oxigenoterapia domiciliar acompanhado pela equipe multidisciplinar, pois facilita a respiração do paciente, aliviando os sintomas da obstrução pulmonar.
Fernando Jardim esclarece que a Atenção Domiciliar (AD) é definida como uma modalidade de atenção à saúde complementar e substitutiva a internação hospitalar, que em Mucuri é definido pelo programa “Melhor em Casa”, que no governo Robertinho foi ampliado e as equipes ganharam melhores condições de trabalho.