Com a Campanha “Janeiro Roxo”, o primeiro mês do ano é dedicado à conscientização e prevenção da Hanseníase, e reforça a importância do diagnóstico precoce a fim de evitar as incapacidades causadas pela doença. A Prefeitura de Mucuri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu no decorrer do mês, algumas ações para intensificar nas unidades básicas de Saúde a identificação de casos suspeitos com encaminhamento do usuário ao tratamento.
E finalizando a campanha, nesta sexta-feira 28, uma atividade marcou o Dia D com atividades de educação e informação livre sobre o dia mundial da luta contra a hanseníase, celebrado no próximo domingo 31. Além disso, as equipes realizaram exames clínicos para detecção precoce da doença nos pacientes que participaram da ação, principalmente porque o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.
A hanseníase é uma doença contagiosa de manifestação lenta e sua principal característica são lesões ou manchas na pele (esbranquiçadas, acastanhadas ou avermelhadas) com alteração da sensibilidade térmica (ao calor e frio), sendo essas manchas sensíveis a estímulos táteis e a dor.
É uma doença grave, mas tem tratamento e cura, porém a confirmação é feita somente após avaliação clínica adequada, descartando ou não a suspeita deste agravo e encaminhamento para a realização dos exames corretos.