O município de Mucuri está encerrando o ano letivo de 2022 comemorando o crescimento de 95% das suas escolas municipais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas.
A Escola Municipal de 1º Grau Aristides Rocha, no distrito de Taquarinha obteve 6.6 no IDEB divulgado em 2022, conquistando a 3ª maior pontuação entre as escolas públicas da Bahia com uma nota maior até mesmo do que a do Estado.
O secretário Municipal de Educação de Mucuri, professor Dalmo Costa, destaca que o Ideb, índice que mede a qualidade da educação brasileira, avaliou os municípios em 2021 numa época de crise pandêmica, mas o secretário reconhece que mesmo na pandemia o município de Mucuri trabalhou duro para que os estudantes não sofressem o impacto da crise e promoveu investimentos pontuais, especialmente em tecnologias e inovações.
“Não significa que não houve perdas na aprendizagem na pandemia ou que as desigualdades regionais não se acentuaram no período”, lembra. O secretário Dalmo Costa explica que em 2022, o governo municipal adotou novas estratég ias que se pretendeu levar uma educação de qualidade, reparando as perdas de aprendizagem decorrentes da pandemia.
Além de conquistar o título de cidade com a melhor educação do extremo sul da Bahia ao lado de Caravelas e Itamaraju, de acordo com o desempenho dos alunos das escolas municipais em 2021, Mucuri tem a escola com o 3º melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Estado da Bahia. Isso mesmo, a Escola Municipal de 1º Grau Aristides Rocha, localizada no distrito de Taquarinha, não só conquistou nota acima da média entre as unidades de ensino do município de Mucuri, como foi disparada a escola primeiríssima colocada no município e a escola com o 3º melhor resultado em comparação às unidades públicas de todos os 417 municípios baianos.
O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), ao confraternizar com os profissionais da educação o fim do ano letivo de 2022, disse que o feito é histórico e deve-se festejar. “Devemos comemorar com orgulho este feito histórico e parabenizar a comunidade escolar, especialmente os alunos, professores, coordenadores e diretores, pois as notas do último IDEB posiciona muito bem as escolas públicas de Mucuri, ultrapassando unidades de ensino tradicionalmente campeãs em anos anteriores em outros municípios da Bahia”.