O município de Lajedão, localizado no extremo sul da Bahia, que tem pouco mais de 4 mil habitantes, foi um dos primeiros do Estado a ter seu plano de ação autorizado pelo Ministério da Cultura e já garantiu o recebimento dos recursos da Lei Paulo Gustavo para fomento da cultura local.
Lajedão está entre os 10 municípios com menor população na Bahia, e também é o menor do Extremo Sul, no entanto foi o segundo do território a apresentar e ter seu plano de ação da Lei Paulo Gustavo autorizado pelo Governo Federal.
O gestor municipal, Ariston Almeida Passos Filho (PROS), conhecido como Tonzinho, participou de reunião no último dia 05 de junho com o Representante da Secretaria de Cultura da Bahia, Junieques Santos, juntamente com o secretário de Educação e Cultura, Antônio César, onde na ocasião determinou que sua equipe realizasse os procedimentos necessários para garantir o recebimento dos recursos que serão destinados ao setor cultural.
O representante da SecultBA, Junieques Santos, destacou o protagonismo que o município de Lajedão tem para o cenário cultural da região, e parabenizou o gestor pelo empenho no apoio à cultura local. Junieques Santos relembrou que o município de Lajedão também foi um dos primeiros do Extremo Sul a implantar o seu sistema municipal de cultura.
De acordo com o Ministério da Cultura, o município de Lajedão vai receber cerca de R$ 60 mil que serão destinados ao setor do audiovisual e das demais expressões culturais, conforme previsto na lei Paulo Gustavo.