O músico Gilmar Caliman, de Itamaraju, utilizou as redes sociais nesta quinta-feira 13, para tazer à tona um esquema que supostamente teria sido utilizado para fraudar a contratação de artistas locais direcionando as apresentações no circuito principal para favorecer grupos de funcionários da própria prefeitura e até um pré candidato a vereador do grupo do atual prefeito.
Segundo Gilmar, a prefeitura de Itamaraju lançou um processo de credenciamento para contratação dos artistas, porém apenas grupos ligados ou pertencentes à membros da administração municipal teriam sido escalados para se apresentarem no circuito principal do São João. Também foi criticado o fato de que a comissão selecionada para avaliar os artistas não possuir conhecimento ou atuação no setor cultural.
O músico ainda desabafou dizendo que o secretário de Esportes e Cultura, Gustavo Souto, conhecido como “Bogão”, teria abandonado a classe. “Vocês estão destruindo a cultura de Itamaraju. Os músicos não conseguem fazer esse credenciamento e muitos estão vendo seus sonhos sendo destruídos pela prefeitura de Itamaraju”, desabafou o cantor.
A postura de Gilmar Caliman foi elogiada por muitos internautas que concordam que a gestão municipal deveria permitir que mais músicos se apresentem no circuito principal, dando assim visibilidade para a cultura local.