Dois mutirões de glaucoma atenderam 430 pessoas neste final de semana no município de Mucuri e Itabatã.
Os pacientes passaram por uma triagem e em seguida foram chamados para a realização de testes realizados por enfermeiros.
Após a avaliação, os pacientes foram atendidos por um médico especialista que realiza os exames, verificando a pressão ocular e receitando o uso de colírio para o tratamento adequado da doença. Todos os pacientes receberam gratuitamente os colírios para a continuidade de seus tratamentos por um período de 90 dias. Se o medicamento fosse comprado custaria o equivalente a R$ 750,00.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que o objetivo da ação é realizar o diagnóstico precoce, encaminhar o paciente para o tratamento adequado diminuindo a fila de espera. A previsão da Prefeitura de Mucuri é que o mutirão aconteça a cada três meses, sempre respeitando os protocolos de segurança contra a Covid-19. O próximo está previsto para novembro.
O primeiro mutirão aconteceu na sexta-feira (30/07) na Escola Municipal Raul Gazzinelli em Mucuri, e o segundo no dia seguinte na Escola Municipal Edvaldo Machado Boaventura, no distrito de Itabatã.
As ações foram acompanhadas de perto pelo prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” e pelo Secretário Municipal de Saúde, Fernando Gonçalves Jardim.
Jardim disse que a maior preocupação da atual gestão é propiciar comodidade, eficiência, humanização e agilidade nos atendimentos, razão pela qual, promoveu os mutirões mais próximos dos usuários.
“A recomendação do nosso prefeito Robertinho é que a saúde chegue o mais perto possível do cidadão e idealizamos os mutirões do glaucoma, pensamos nisso”, disse informando que estas ações serão realizadas a cada três meses no município.
O prefeito Robertinho anunciou que está trabalhando para atingir a excelência em saúde pública e vai realizar um mutirão de cirurgias de cataratas no município até o final desse ano.
Os mutirões de glaucoma aconteceram através de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Mucuri, Ministério da Saúde através do Sistema Único de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab).