Neste domingo 24, o Governo do Estado, por meio da parceria entre a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Voluntárias Sociais, o Corpo de Bombeiros e o Movimento Nacional da População em Situação de Rua, promoveu uma ação solidária chamada ‘Natal Social’. O evento teve lugar no Restaurante Popular do bairro da Liberdade, em Salvador, e resultou na distribuição de 1.500 kits contendo uma refeição quente, água e um chocolate para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.
O governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais, Tatiana Velloso, participou ativamente do ato. Rodrigues destacou a importância da iniciativa, afirmando: “É uma ação do Programa Bahia Sem Fome com a parceria da Secretaria de Assistência Social e de voluntários, como os bombeiros, cozinheiras e motoristas que se motivaram a estar aqui hoje, dia de Natal. São 1.500 refeições que serão distribuídas em nove pontos de Salvador, e junto com isso vai o carinho e a nossa responsabilidade com o combate à fome na Bahia.”
A ação, que faz parte dos programas Bahia Sem Fome e Corra pro Abraço, reforçou o compromisso do governo no combate à insegurança alimentar e nutricional, conforme ressaltou a titular da Seades, Fabya Reis. “Nesta grande ação de parceria, temos aqui a contribuição de homens e mulheres que, nesse dia de Natal, estão com o Governo do Estado fortalecendo a proposta do Bahia Sem Fome, que é levar alimento de qualidade a toda a população que precise.”
Os nove pontos da cidade que receberam a ação foram Água de Meninos, Aquidabã, Comércio, Gamboa, Mares, Nazaré, Pelourinho, Piedade e Sete Portas. A distribuição foi realizada por servidores da Seades e integrantes do CBMBA que estavam de folga, mas decidiram participar da iniciativa.
Atualmente, duas unidades do Restaurante Popular estão em funcionamento na capital, nos bairros Liberdade e Comércio. Juntas, elas fornecem, de segunda a sexta-feira, cinco mil refeições por dia ao valor de R$ 1. O cardápio é preparado por nutricionistas e considera as necessidades nutricionais diárias.