Ciente dos frequentes problemas enfrentados pela população na região da BR-030, o deputado federal Neto Carletto (PP), que é membro da Comissão de Viação e Transportes da Câmara, solicitou, através de Requerimento apresentado na Casa, a realização de uma audiência para debater sobre as obras de infraestrutura asfáltica da BR-030, localizada entre os municípios de Ubaitaba e Maraú.
No documento, o parlamentar pediu a participação do Ministério dos Transportes (MT); do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); da Superintendência Nacional do DNIT no Estado da Bahia; do prefeito de Maraú, Manassés Santos; do prefeito de Itacaré, Antônio Anízio; do prefeito de Ubaitaba, Bêda e do prefeito de Aurelino Leal, Rodrigo Calazans. “A população pede socorro! Precisamos realizar uma audiência pública para debater as obras de infraestrutura asfáltica na BR-030 entre Ubaitaba e Maraú. Anseio antigo dos moradores de Maraú, a pavimentação asfáltica contribuirá não apenas para a mobilidade, conforto e segurança dos usuários da BR, mas também para fomentar o turismo e gerar emprego e renda para todos os moradores de sua área de influência”, explicou Carletto.
No mês de outubro de 2022 foi expedido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), vinculado ao Ministério dos Transportes, o Termo de Homologação do Regime Diferenciado de Contratação (RDC) eletrônico, referente à contratação dos serviços de implantação e pavimentação da rodovia federal BR-030, especificamente para o trecho desde o entroncamento com a BR-101, em Ubaitaba, até o entroncamento com a rodovia BA-656, no entroncamento para Maraú, totalizando 48,9 km, além do acesso à cidade de Maraú, com mais 4 km de extensão, totalizando 52,9 km. As obras no referido trecho, contratadas por mais de R$230 milhões de reais, deveriam ter início imediato, proporcionando melhoria nas condições de trafegabilidade das estradas e na segurança e conforto da população local e dos turistas que frequentam as belas praias da península de Maraú.
“Há uma grande quantidade de buracos nos trechos mais arenosos, além da pista se transformar em verdadeira pista de rali, com muito barro e trechos escorregadios, notadamente nos períodos de chuva e nos trechos de terreno mais argiloso. Certamente a elevação do leito natural e a implantação do pavimento resolverão todos esses problemas. Por isso, esperamos que a realização desta audiência aconteça o quanto antes para buscarmos essas e outras alternativas que solucionem os problemas nesta rodovia”, concluiu Neto Carletto.