O deputado federal Neto Carletto anunciou que o Avante deve receber, até as eleições de 2026, pelo menos três deputados estaduais: Felipe Duarte (PP), Vitor Azevedo (PL) e Soane Galvão (PSB). A informação foi divulgada durante um encontro de prefeitos eleitos da legenda em Salvador.
Carletto, que planeja se filiar ao Avante nas próximas semanas após obter autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para deixar o PP, confirmou que há negociações com os deputados mencionados. Vitor Azevedo enfrenta a possibilidade de expulsão do PL, conforme declarou o presidente da sigla na Bahia, João Roma. As conversas para a migração de Azevedo para o Avante estão em andamento, mas Carletto destacou que as tratativas estão mais avançadas com Felipe Duarte, que já manifestou interesse em se juntar ao partido.
Neto Carletto enfatizou que o Avante já elegeu um deputado estadual, Patrick Lopez, e um federal, Pastor Isidório, e que o objetivo é fortalecer a bancada na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. O governador Jerônimo Rodrigues (PT), que também participou do encontro, está empenhado em fortalecer a legenda, especialmente por meio de uma reforma administrativa que definirá os espaços que o partido ocupará no governo.