O deputado federal Neto Carletto (PP) e toda população dos municípios de Ubaitaba, Maraú, Aurelino Leal e Itacaré saíram vitoriosos da audiência pública que aconteceu na manhã desta terça-feira 13, na Comissão de Viação e Transportes da Câmara de Deputados e tratou sobre as obras de infraestrutura asfáltica na BR-030, trecho que liga os municípios de Ubaitaba a Maraú. “Os recursos estão garantidos para a execução das obras na BR-030, entre o trecho de Ubaitaba e Maraú, na Bahia”, declarou o parlamentar.
Com as presenças do representante do Ministério dos Transportes (MT), Allan Magalhães Machado (virtualmente); do Superintendente Regional do DNIT no estado da Bahia, Amauri Lima; do Diretor-Geral Substituto do DNIT; do prefeito de Maraú, Manassés; do vice-prefeito e prefeito interino de Ubaitaba, Ismaile Mota; do prefeito de Itacaré, de forma virtual, Antônio de Anízio; do secretário de Turismo de Itacaré, Marcos Jr; do secretário de Esportes de Itacaré, Marcelo Barros; da primeira-dama de Maraú, Sra. Rose; do presidente da Câmara de Vereadores de Maraú, Vado (de forma virtual); dos vereadores de Maraú: Paulino, Adelino, Jeazi, Gustavo, Liliano, Augusto, Jaime, Adeilson, Jailton; dos vereadores de Ubaitaba:, Geraldinho, Rui, Estranho do Campo e do empresário do município, Luciano; dos deputados federais Lula da Fonte e Ricardo Maia, de demais secretários e demais autoridades, a audiência foi um sucesso e trouxe de volta a esperança da população da região que tanto anseia por essa obra.
O representante do Ministério dos Transportes (MT), Allan Magalhães – diretor de obras do Ministério, que participou da audiência de forma virtual, deixou clara a importância da obra e a prioridade que possui. “É claro que a obra da BR-030 é uma obra prioritária, foi dado a ordem de início, já teve recurso alocado e há empenho disponível e agora essa obra deixa de ser uma expectativa e passa a ser realidade, beneficiando não só a região litorânea, mas também todo o estado da Bahia !”, explanou Allan.
O Diretor-Geral Substituto do DNIT, Fabrício Galvão, parabenizou o deputado e todos os que estão prezando pela iniciativa e a luta de Neto para a realização dessas obras na BR 030, salientando o compartilhamento das conquistas. “A obra está contratada pelo DNIT, já temos mais de 75 milhões empenhados para essa obra, a obra vai acontecer, isso é uma garantia nossa do DNIT, é uma garantia do Ministério! O DNIT vai continuar empenhado e dar todas as condições que o Estado da Bahia precisar para que essa obra aconteça. Nossa missão é levar infraestrutura para todos os lugares, viabilizar esses acessos, pois sabemos da importância dessas ligações”, pontuou.
Na ocasião, o Superintendente Regional do DNIT no estado da Bahia, Amauri Lima, agradeceu a presença de todos e apresentou um breve histórico sobre a obra, ressaltando a realização de estudos e elaboração de projetos. “A tendência é que agora, no mês de julho, já se tenha equipamento na pista. Aqui estão os recursos empenhados e andamento das obras, dados gerais quanto à implantação, pavimentação, dimensionamentos com a empresa contratada para realização da obra, a empresa Coesa. O DNIT sempre atuou e sempre vai continuar atuando para atender vocês de todas formas possíveis. Não fizemos o melhor antes em virtude da falta de recursos e da auditoria que tivemos, infelizmente, na contramão da nossa velocidade do que queríamos que acontecesse”, explicou Amauri.
Ao finalizar a audiência, o deputado agradeceu a presença e empenho de todos e aproveitou para salientar os encaminhamentos para que se possa garantir a finalização dessa obra e mais recursos para a infraestrutura dos municípios da região. “A empresa Coesa precisa nos apresentar um cronograma dessa obra, precisa nos apresentar prazos, para que possamos orientar a população quanto às etapas a serem realizadas, peço que a mão de obra local seja priorizada para o fortalecimento da geração de emprega e renda da região e deixar registrado que farei, nesta Comissão, a cobrança para que o transporte regular de passageiros possa melhorar e ser oferecido com mais qualidade para as pessoas dessas localidades.. Estarei protocolando hoje, no Ministério do Turismo, um pedido para que possamos ter uma sinalização turística de maior qualidade naquela região. Nós entendemos que esse momento inicial vai ser de muita cobrança da população, cobrando que a obra chegue logo, o asfalto chegue logo, mas é preciso um entendimento que tem que ser feito a preparação da base da rodovia, a recuperação de algumas pontes e a terraplanagem do local. Nós acreditamos que ainda no mês de agosto a empresa já dê o início lá com as máquinas e, no prazo máximo de três anos essa obra esteja 100% entregue à população. Já conversei com o ministro da Casa Civil, Rui Costa e com o presidente Lula e os recursos estão garantidos para que possamos concluir essa obra”, concluiu Neto Carletto.