A atuação incansável por parte do deputado federal Neto Carletto (PP) para fortalecer seu tio Ronaldo Carletto à frente do AVANTE, está sendo encarada como um gesto de deslealdade por uma ala pepista.
Para a maioria, o deputado está se expondo muito ao comprar a briga para levar dezenas de prefeitos da legenda para o AVANTE após perder a queda de braço pelo comando do Progressistas para Mário Negromonte Jr.
Com isso, uma boa leva de pepistas promete, como forma de retaliação, tomar o comando do partido em vários municípios deixando o deputado isolado.
A situação é agravada pelo fato de Neto Carletto não poder deixar a legenda, sob o risco de incorrer em infidelidade partidária.
Esse movimento seria uma forma de demonstrar o descontentamento dos colegas do Progressistas com o seu comportamento que pode causar o enfraquecimento do partido.
O gesto de benevolência de Neto Carletto se deve ao fato de dele ter o mandato garantido pelo tio Ronaldo, que preferiu concorrer à suplência do Senado na chapa de ACM Neto (União Brasil), nas eleições estaduais do ano passado.