Uma noite de emoções marcou o ato de reinauguração do Cine Teatro Orion, realizado na última sexta-feira 21, em Itamaraju. Com salão repleto de convidados, o espaço foi reaberto ao público após obras de revitalização, acessibilidade e digitalização, após passar um longo período desativado.
A cerimônia contou com a presença de vários convidados ilustres que fizeram parte da história do cinema, além de autoridades como o vereador Mazuk, a chefe de Gabinete da Secretaria de Cultura da Bahia, Nadjane Estrela, o diretor de cultura de Itamaraju, Miguel Xavier, o secretário de Turismo de Mucuri, Ilmar Lopes, o chefe de gabinete de Itamaraju, João Victor Barreto, além da primeira dama e Secretária de Desenvolvimento Social, Jaqueline Ribeiro.
Quem também esteve presente foi o prefeito de Itamaraju, Jorge Almeida. O gestor ressaltou a importância daquele equipamento cultural para Itamaraju, relembrou com alegria o tempo da juventude em que frequentou o cinema e fez compromissos importantes para o setor cultural e com a manutenção das atividades do Cine Orion. “Vocês tenham certeza que farei tudo pela cultura de Itamaraju, já autorizei meu diretor de cultura a alugar um espaço adequado para a instalação da casa da cultura. Itamaraju devolveu mais de R$ 200 mil em recursos da cultura, tem mais quase meio milhão que nós não deixaremos voltar”, disse o prefeito.
A cerimônia também contou com a presença de Juniex Santos, consultor técnico e ex-representante da SecultBA, que foi um dos responsáveis pelas ações de revitalização do Cine Teatro Orion. Segundo Juniex, o equipamento é um dos melhores da Bahia e a parceria com o poder público é de extrema importância para que se tenham continuidade nas ações. “O gesto do prefeito em participar desse momento, nomear Miguel Xavier como Diretor de Cultura no município após 8 anos sem ninguém na função, já é uma demonstração de compromisso e cuidado com o setor cultural, por isso temos que reconhecer.”
O gestor do Cine Teatro Orion, Jairo Pires, celebrou com alegria o momento de reinauguração, agradecendo aos presentes e reafirmando a importância do equipamento para Itamaraju. “Eu me sinto muito feliz, uma felicidade que não cabe no peito. Realizo um sonho de reabrir esse espaço para a comunidade de Itamaraju, essa cidade que amo.”O Cine Orion foi restaurado através de recursos pessoais do gestor do espaço e contou também com apoio financeiro da Lei Paulo Gustavo Bahia, Secretaria de Cultura da Bahia, Governo da Bahia, Ministério da Cultura e Governo Federal.