O surgimento de lama nas praias de Nova Viçosa continua preocupando os moradores e comerciantes da cidade que vive do turismo. O problema surgiu há cerca de 8 anos, e desde então pesquisadores ainda não encontraram explicações para o fenômeno.
Os moradores afirmam que a situação tem piorado com o passar dos anos e quando a maré recua, a lama se torna mais visível. Em alguns pontos, a água tem aparência totalmente escura e espessa, com mais de um metro de camada de lama.
“Essa lama, na maré baixa, está constante. Tem dias que está pior, ontem estava pior que hoje.
Eles relatam que a lama pega da praia do Pau Fincado até a praia Lugar Comum, deixando a localidade sem condições para o banho de mar.
A comunidade acusa a Suzano Celulose de ser a causadora do problema. Eles sustentam a tese de que a realização de um serviço de drenagem na imediação do Terminal Marítimo em Caravelas tem relação direta com os danos ao meio ambiente.
Especialistas contratados pela Suzano Celulose realizaram estudos que apontam que após alguns anos, o sedimento continua se transportando e se acumula em uma área onde é feito o descarte. Na avaliação deles, a lama pode ter relação com a erosão costeira que ocorre na região em virtude do desmatamento dos manguezais.
Enquanto a solução para o problema se arrasta, os barraqueiros e outras pessoas que trabalham nas praias de Nova Viçosa reclamam dos prejuízos por causa da lama.
Eles relatam prejuízos por conta da queda brusca do fluxo turístico da cidade por causa da lama. É frequente as pessoas chegarem para passar o final de semana na cidade veem lama na praia e irem embora.