Um importante avanço na luta contra o HIV foi alcançado com a descoberta de uma injeção contendo um novo medicamento antiviral que demonstrou uma eficácia de 100% na proteção contra o vírus em mulheres jovens durante um ensaio clínico realizado na África. O resultado surpreendente representa uma esperança renovada no campo da prevenção do HIV, conforme reportado pelo portal Metrópoles.
Pela primeira vez, um candidato a medicamento de profilaxia pré-exposição (PrEP) atingiu uma eficácia total na prevenção do HIV, de acordo com os ensaios conduzidos na África do Sul e em Uganda. As injeções de lenacapavir mostraram-se mais eficazes na proteção contra a infecção pelo HIV em comparação com outras opções de PrEP disponíveis no mercado.
A notícia do sucesso do experimento foi divulgada pela farmacêutica Gilead Sciences, porém os dados ainda aguardam revisão por pares. As injeções de lenacapavir representam uma alternativa inovadora aos tratamentos tradicionais em forma de comprimidos diários, cuja adesão, especialmente entre jovens mulheres, é frequentemente baixa, aumentando o risco de novas infecções pelo HIV nesse grupo vulnerável.
A líder da Comunidade Internacional de Mulheres Vivendo com HIV na África Oriental ressaltou a importância das injeções para as jovens, enfatizando que a possibilidade de receber proteção contra o HIV apenas duas vezes por ano pode ser fundamental para aquelas que enfrentam dificuldades de acesso aos tratamentos convencionais.