Os cafeicultores e cafeicultoras de Ibirapuã celebraram a autorização do Governo do Estado, nesta quinta-feira 9, para a construção de um secador de café, com equipamentos, que deverá alavancar a produção do grão na região.
O convênio, celebrado entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e a Prefeitura de Ibirapuã vai agregar valor a produção dos agricultores e agricultoras familiares. Atualmente, a secagem do café é realizada em propriedades privadas, com um custo pelo serviço.
“É um grande avanço para a agricultura familiar da região porque eles poderão fazer o próprio beneficiamento do café e isso terá um grande impacto para a vida deles”, celebrou o secretário de Agricultura, Vinícius Soares.
O agricultor familiar Vitor Sabatine comentou sobre a expectativa de avanço com o novo secador. “Secar e beneficiar o café vai agregar valor à nossa produção e estimular a cafeicultura na região, porque, com o café beneficiado, o agricultor tem uma rentabilidade melhor e vai ter outras opções de comercialização, com resultados melhores”, destacou.
Já o agricultor Édson Prates enfatizou a logística para o beneficiamento do café como ponto de evolução para os agricultores. “Nós sofremos muito hoje, porque temos de levar nosso café para outro lugar para beneficiar. Agora, vamos poder secar e beneficiar o nosso café na nossa própria cidade. Então, vai facilitar muito para os cafeicultores daqui”, falou Edson.