Na madrugada desta sexta-feira 15, moradores de quatro localidades voltaram a sofrer com os alagamentos provocados pelas chuvas em Itamaraju. No bairro Vale do Jucuruçu ás margens do rio do mesmo nome pelo menos 100 famílias estão desabrigadas. Por volta das 2h da madrugada a água das chuvas entrou pela rede de esgoto misturando lama com fezes aumentando o risco de doenças em crianças e idosos.
Na Avenida Jucuruçu, no bairro Beira Rio, divisa com o bairro Várzea Alegre, moradores reclamam que o nível da agua continua a subir e já invadiu varias residências. As aguas já invadiram os quintais de várias residências.
Na várzea Alegre a Travessa São Pedro moradores passaram a noite em claro para monitorar o nível das águas do rio que segundo eles não para de subir. Segundo relatos dos moradores, na madrugada de ontem uma criança foi hospitalizada sob suspeita de hepatite do tipo A.
Em todos os locais que sofrem os efeitos dos alagamentos a população reclama que a secretaria de assistência social não tem dado conta de atender a demanda. A defesa civil informa cinco famílias estão abrigadas no estádio municipal de Itamaraju.
A maioria está guardando móveis e utensílios na casa de parentes e amigos. Os moradores reclamam que estão pagando transporte para retirada de seus pertences.
Febre Tifoide, Cólera e Hepatite tipo A, são algumas das doenças que podem ser causadas pelo contato com a água contaminada dos alagamentos, um problema sério que afetar ainda mais a saúde pública. A contaminação pode acontecer com o contato direto com o esgoto, enchentes ou devido à ingestão acidental de água contaminada ou através do consumo de alimentos cozinhados ou lavados com águas poluídas.
Segundo relatos dos moradores, ontem uma criança do bairro Várzea Alegre foi hospitalizada sob suspeita de hepatite. Ela teve contato com á agua contaminada acumulada na rua onde mora.