As obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário do bairro Cidade Nova no distrito de Itabatã têm avançado bastante no município de Mucuri.
O trabalho já alcançou 82% do seu cronograma físico, embora a parte restante deve ser mais demorada porque as valas finais são mais profundas e os operários e as máquinas estão encontrando muitas rochas no solo desta região remanescente, mas a estimativa é que, até o final de novembro deste ano, o empreendimento seja entregue à população.
As obras de ligação dos ramais domiciliares até as tubulações de grande diâmetro que enviam o esgoto às estações de bombeamento e à estação de tratamento, também estão a todo vapor. O sistema, inicialmente, vai atender 656 domicílios com acesso a coleta, tratamento, transporte e destinação adequada dos esgotos domésticos do bairro Cidade Nova.
O gerente regional da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), o engenheiro sanitarista e ambiental Severino Evangelista Neto, explicou que a obra perfaz-se um total de 6.006 metros, ou seja, aproximadamente 6 Km de intervenção.
De acordo com ele, isso reflete positivamente no que diz respeito a melhoria da qualidade de vida e consequentemente na saúde pública. Os investimentos na obra são da ordem de R$ 2,1 milhões. Com a ampliação da rede de esgoto também para o bairro vizinho do Cidade Nova-II, serão mais, exatas 230 residências beneficiadas em 8 ruas, acrescendo mais 25% do valor.