O Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista de instituições privadas habilitadas para novos cursos de medicina na Bahia, e o Extremo Sul do estado se destaca com oito propostas, das quais somente uma será contemplada. O Edital nº 1/2023 do Programa Mais Médicos visa atender à crescente demanda dos profissionais de saúde em regiões carentes, e o Extremo Sul é uma área que pode ser beneficiada com essa iniciativa.
Faculdades habilitadas no Extremo Sul da Bahia
- Faculdade de Medicina do Sul da Bahia
- Faculdade de Medicina de Mucuri
- Faculdade de Medicina de Medeiros Neto
- Faculdade Unesc de Nova Viçosa
- Unifacig Teixeira de Freitas
- Uninter Sul da Bahia
- Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa)
- Fundação Francisco de Assis (Faculdade do Sul da Bahia)
Essas novas graduações visam não apenas a formação de médicos, mas também o fortalecimento da rede de saúde na região, onde há uma carência significativa de profissionais. A instalação de cursos de medicina em cidades como Teixeira de Freitas, Itamaraju, Nova Viçosa e Mucuri é um passo importante para melhorar o atendimento médico e a qualidade de vida das comunidades locais. Vale ressaltar que Teixeira de Freitas por sua vez, já tem um curso público de medicina, vinculado à Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
Próximos passos
As instituições habilitadas têm até 14 de fevereiro para apresentar recursos contra o resultado preliminar. O julgamento desses recursos ocorrerá até 14 de março. Após a validação final, esperamos que os cursos comecem rapidamente, contribuindo para a formação de novos médicos que atendem a população do Extremo Sul da Bahia.
Com a expansão das oportunidades educacionais na área da saúde, o Extremo Sul se posiciona como uma região em crescimento, capaz de formar profissionais formados e atender às necessidades de saúde da população local.