Uma operação policial resgatou uma onça parda que era mantida em cativeiro irregular nos fundos de uma residência no município de Eunápolis, no extremo sul da Bahia. O resgate, realizado na quarta-feira (6), aconteceu no distrito de Estrada de Colônia, zona rural, após denúncias de moradores locais.
A Polícia Militar, ao investigar as denúncias, encontrou o felino em condições inadequadas, alojado em uma estrutura destinada a abrigar cachorros. Devido à agressividade da onça durante o resgate, os policiais solicitaram apoio de um médico veterinário, que administrou uma dose de sedativo para garantir a segurança da ação.
Posteriormente, o felino foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/Porto Seguro) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). O estado de saúde do animal será avaliado por profissionais, e ainda não está decidido se ele será devolvido à natureza.
O caso será encaminhado ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) para as providências legais. Não há informações sobre há quanto tempo a onça era mantida em cativeiro. * Foto: Reprodução