Uma operação realizada na manhã desta quinta-feira 13, flagrou uma intensa atividade de desmatamento ilegal no distrito de Barrolândia, no município de Belmonte, no Extremo Sul baiano.
A ação foi desencadeada após denúncias sobre a supressão ilegal de vegetação nativa na região.
Durante a fiscalização, policiais da CIPPA/Porto Seguro constataram o corte ilegal de aproximadamente 40 m³ de madeira da espécie Paraju, pronta para o transporte, além da derrubada de várias árvores de cerca de 20 metros de altura, que não foram beneficiadas. Dois homens foram flagrados utilizando motosserras e confessaram ter sido contratados pelos proprietários da fazenda, recebendo pagamento diário e atuando três dias por semana.
Diante da situação, os policiais determinaram a suspensão imediata das atividades e apreenderam as motosserras utilizadas no crime ambiental. Um Termo Circunstanciado de Ocorrência foi lavrado contra o responsável pela supressão ilegal, conforme o Artigo 38 da Lei Nº 9605/98. Os registros da operação, que resultou na apreensão de 40 m³ de madeira ilegal, foram encaminhados ao Ministério Público para as medidas cabíveis e responsabilização do proprietário da fazenda.
Casos de crime contra o meio ambiente podem ser denunciados através do WhatsApp-Denúncia: (73) 99807-1353 ou acessando o perfil oficial da CIPPA/PS no Instagram.