O mercado imobiliário é um segmento da economia que também acompanha as tendências de baixa e alta temporada, como alguns outros, apresentando oscilações de preços, ofertas e disponibilidade de empreendimentos.
Isso é muito influenciado pela lei da oferta e da procura de mercadorias que tende a aumentar os preços dos alugueis quando a demanda está alta e tende a abaixar os valores quando a oferta está alta e a procura diminui.
Além das diversas condicionantes externas que impactam diretamente na oferta e no preço dos alugueis como datas e festas comemorativas no ano como carnaval e festas de fim de ano, estado econômico do país e as tendências de alta típicas do mercado imobiliário e outros acontecimentos recentes que influenciam o desenvolvimento brasileiro e mundial, devemos ficar atentos a outros fatores específicos que facilitam as condições de contrato e orientam a hora certa de fechar uma negociação.
Essa sazonalidade dita as regras do mercado e pode orientar os consumidores para a pesquisa das melhores épocas do ano para o aluguel de imóveis. Vamos discorrer agora sobre esses períodos e as principais condições e influências que atuam nesse processo de acordo com o perfil do seu imóvel, seja o vendedor ou cliente, e o nicho de público que almeja atingir.
Mês de janeiro
Imobiliárias apontam que este mês é promissor a medida que registra um dos maiores índices de busca de imóveis pela internet além de apresentar um dos maiores números de visitas e chamadas de clientes novos em busca de novas opções de alugueis.
Historicamente, este mês tem apresentado uma perspectiva positiva de alta na busca de alugueis nos últimos anos. O aquecimento do mercado também se verifica, ao contrário do que muitos erroneamente imaginam, por ser uma fase de férias em que muitos aproveitam o descanso e o tempo livre para pesquisar as condições e ofertas do mercado para finalmente concluir uma negociação. Mesmo sendo um mês de férias, janeiro apresenta ótimo volume de negociações por ser um período em que as pessoas estão organizando as suas vidas, principalmente por motivos escolares.
Por que do mês de janeiro
O início do período letivo obriga que as pessoas administrem as transferências escolares e as mudanças pertinentes de local de trabalho seja por promoções ou exigências das empresas. A mudança de cidade por parte dos jovens para iniciar as aulas nas universidades, as famílias mudando de bairro para ficar próximos da nova escola dos filhos, executivos que esperam o ano todo para a transferência do emprego e se mudarem no início do ano com a família são algumas tendências que acompanham e explicam a alta procura por alugueis no mês de janeiro.
Além disso, o início do ano, para muitas pessoas, representa, por si só, um período de mudanças e transformações, de vida nova e novas realizações, ideal para concretizar aquele projeto antigo e pôr em prática aquelas ideias e vontades engavetadas a bastante tempo.
Janeiro assim é o mês propício para que as famílias desenvolvam o grande desejo da casa nova. Nem mesmo a proximidade com o carnaval impede que muitos consumidores idealizem seus projetos e aumentem as as negociações desse período.
Período propício para anunciar
Quem tem um apartamento para alugar em Salvador precisa ficar atento a essas projeções do mercado para não perder o bom período de vendas. O início do ano é aquele período em que as pessoas mais têm dinheiro, encorajando-as a investir.
Os pagamentos do 13º salário e das férias aumentam o poder de compra dos consumidores deixando- os vulneráveis a empreender. Assim podem reformar imóveis, dar entrada a casa própria ou alugar um novo imóvel, atendendo aquele antigo desejo de mudar.
Outra realidade favorável refere-se ao fato de que muitos corretores saem de férias e algumas imobiliárias fecham nesse período, representando uma oportunidade de venda. Muitos corretores assim cancelam suas publicidades de mídia em um mês que registra uma alta da demanda e da procura por imóveis, potencializando suas chances de contatos e melhorando a captação de seus clientes.
Assim, se você quer aumentar as oportunidades de locação de seus imóveis, não deixe de arrecadar nesse período. Pode ser a sua chance de finalmente fechar uma negociação.
Segundo semestre
Essa tendência de bons negócios também acompanha o mês de fevereiro e principalmente o segundo semestre. O mês de junho é responsável por altas demandas devido a preparação dos estudantes para o período letivo, em especial só universitários.
Para quem pretende iniciar na faculdade em uma cidade nova ou mudar-se para próximo da faculdade, esta época é propícia para novos alugueis, seja para morar sozinho ou dividir o espaço com outro estudante.
Verifica-se uma maior disponibilidade de imóveis nesta época que não divulgados em outros períodos para este tipo de público por permanecerem menos tempo nos imóveis e buscarem por contratos mais curtos de locação.
Além disso, muitas imobiliárias oferecem pacotes mais vantajosos para estudantes com valores de alugueis mais em conta e alguns serviços inclusos como desconto nas taxas de condomínio e combos de TV e internet, mesmo para quem busca um aluguel de casa.
Se você curtiu nossas dicas e gostaria de ficar por dentro das nossas novidades, acesse e siga nossas redes sociais.