O Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, unidade de conservação administrada pelo ICMBio no Extremo Sul da Bahia, comemorou 62 anos de criação no dia 29 de novembro de 2023. O Parque possui sobreposição territorial com a Terra Indígena Barra Velha, que abriga a Aldeia Mãe do Povo Pataxó.
Apesar dos transtornos causados pelo incêndio controlado em 22 de novembro, a gestão do Parque decidiu manter parte da programação prevista para a comemoração dos 62 anos da unidade e a reunião do Conselho Consultivo do Parque. A oportunidade foi aproveitada para repassar informações sobre o incêndio, agradecer toda mobilização realizada para o combate e reforçar as ações de prevenção necessárias.
O evento, realizado na Aldeia Pé do Monte, contou com o apoio da Coordenação de Gestão Socioambiental do ICMBio e do WWF-Brasil. A programação começou com o ritual Awê Pataxó e mesa de abertura com representantes do ICMBio, FUNAI, Lideranças Indígenas e representantes das Prefeituras de Porto Seguro e Prado.
A mesa de abertura foi formada por Kátia Torres, diretora da DISAT; Rafael Laia, gerente regional do ICMBio no Nordeste; Raiane Viana, chefe do P.N.H. do Monte Pascoal; Aruã Pataxó, cacique e coordenador regional da FUNAI; Alvair Pataxó, presidente do Conselho de Caciques da TI Barra Velha; Raoni Pataxó, presidente do Conselho da Juventude Pataxó da Bahia; o cacique Guarú Pataxó, da Aldeia Pé do Monte; Aline Rodrigues, superintendente de Turismo da Prefeitura de Porto Seguro; e Lenilson Felipe, secretário de Obras da Prefeitura de Prado.
Durante sua fala, a diretora Katia Torres ressaltou a importância da comunidade indígena, da evolução da gestão de áreas com sobreposição (dupla proteção) e deixou a reflexão de que “tradição é aquilo que nós decidimos levar para o futuro.”
Na reunião do conselho, além de informações sobre o incêndio, foram tratados temas como a revisão do Plano de Manejo da unidade e as ações para integrar a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso. A programação seguiu com o plantio de 62 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, parabéns e apresentação musical dos Marujos Pataxó de Barra Velha, que fizeram o lançamento de suas músicas em plataformas digitais. Durante todo o evento foi oferecida Pintura Corporal Indígena e feira com produtos de artesanato nativo.
“O aniversário foi muito rico, muito diverso, muito bonito, muito colorido. Teve a participação massiva das comunidades indígenas da TI Barra Velha, nossos principais parceiros, e das instituições que estão sempre conosco. Essa é uma data importante a ser celebrada, um momento para avaliar como foi o ano, celebrar as vitórias e planejar o futuro”, celebrou Raiane Viana, chefe do Parque.
O Cacique da Aldeia Pé do Monte, Guarú Pataxó ressaltou a importância de cuidar do Parque: “Eu amo esse parque. Junto com o meu povo, com a nossa comunidade em torno do Monte Pascoal, temos o dever e o direito de cuidar, de zelar. Hoje todos nós estamos juntos na luta, trabalhando junto com o ICMBio para cuidar do Parque.”
O Parque foi atingido por um incêndio florestal de grande porte. O fogo, que afetou uma área de 641 hectares, começou no dia 13 de novembro e foi controlado em 22 de novembro, graças ao esforço e mobilização de mais de 300 pessoas de diversas instituições e voluntários da comunidade indígena. As ações de monitoramento e rescaldo continuam sendo realizadas pelas brigadas do ICMBio, IBAMA e voluntários.
No dia 16 de dezembro as comemorações do aniversário do Parque Nacional do Monte Pascoal continuam, com a realização da Travessia Comemorativa do Monte ao Mar, que será um evento ciclístico, com percurso de 46 km entre a Portaria do Parque no Pé do Monte (BR 498, km 0) até a Reserva Porto do Boi (próximo a Caraíva). Com variação de altitude de 432m, é um percurso difícil, indicado para praticantes experientes. Esse caminho passa por seis aldeias da Terra Indígena Pataxó Barra Velha, que faz dupla proteção com o Parque. Saiba mais e faça sua inscrição aqui.