Um passageiro, de 56 anos, do ônibus da empresa Nacional, do Grupo Gontijo, que ficou gravemente ferido durante um acidente no Km 402 da BR-101, realizou um protesto na tarde desta sexta-feira 5, em Itamaraju.
Gilvan Gomes Botelho é um dos 14 feridos da batida entre um ônibus e um caminhão que deixou um motorista morto na madrugada de 16 de junho de 2023 na cidade de Itapemirim, no Sul do estado do Espírito Santo.
O ônibus saiu de Ilhéus, na Bahia, e tinha como destino o Rio de Janeiro. Ele sofreu lesões graves, foi submetido à cirurgia e há cerca de um ano do acidente não consegue receber o valor do seguro, cobrado junto à passagem, para cobrir as despesas médicas a que tem direito.
Em um protesto para chamar a atenção para o problema, ele entrou embaixo de um dos ônibus da empresa no terminal de embarque da rodoviária de Itamaraju. O ato foi registrado em vídeo. Gilvan foi retirado do local pela Polícia Militar após receber voz de prisão e liberado após ser conduzido a Delegacia da Polícia Civil local.
Em uma nota divulgada a imprensa, o passageiro explica que esgotou todas as tentativas de recebimentos dos gastos, como alimentação, passagens e produtos necessários para a sua recuperação junto a empresa.
“Minha luta é por justiça, fui forçado a este protesto, apesar da minha falência financeira em decorrência deste acidente”, desabafa.
Segundo ele, o objetivo do protesto é apenas receber o equivalente à R$ 18 mil, valor gasto com sua recuperação sem a cobrança de danos morais ou estéticos. Gilvan conta que o representante da seguradora garantiu que todas as despesas seriam ressarcida na semana seguinte, mas até hoje nada foi pago.