A União dos Municípios da Bahia (UPB) segue dando continuidade ao UPB+ Online: Formação Continuada para Gestor Municipal de Convênio (GMC). Nesta segunda 21, o tema debatido foi Planejamento Urbano. A capacitação, que foi transmitida pelo YouTube e aberta ao público, discutiu sobre a importância do urbanismo, a responsabilidade dos municípios e as principais medidas que devem ser tomadas.
O evento contou com a orientação do professor e coordenador do curso de pós-graduação da UCSAL em Direito Público Municipal, Isaac Newton, que destacou que o planejamento urbano responde pelas propostas de qualidade de vida nas cidades. “O que vamos falar hoje refere à própria construção da nossa vida, se refere a que cidade queremos ter, sobre o lugar que moramos e como nós somos influenciados pela qualidade de vida dessa cidade”, afirmou.
Newton esclareceu ainda que existe uma legislação consolidada, que já existe um estatuto no Brasil sobre planejamento urbano. Para exemplificar, o professor fez uma retrospectiva da história do Brasil para explicar como nossas cidades chegaram ao que são hoje. “Mais importante do que conhecer essa legislação é entender um pouco da história que nos trouxe até hoje e até onde podemos chegar”, reforçou.
Para o mediador do curso, o assessor jurídico da UPB, Wal Goulart, esse é o momento de sanar todas as dúvidas, com diálogo e troca de experiências. Goulart repassou todas as perguntas dos participantes para o orientador da capacitação que foram sanadas ao vivo.
Já nos dias 23 e 24 de setembro, às 15h, a discussão será sobre os Módulos da Plataforma +Brasil Convenente e Concedente. No dia 25, às 15h, será a vez de debater sobre Elaboração de Projetos para Captação de Recursos.
No dia 29, para encerrar os módulos da capacitação, o debate contará com a participação do representante da Caixa, Tárcio Queiroz, para abordar o tema Correspondente da Caixa Econômica Federal.