O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que será necessária a construção de um aterro para permitir o tráfego de veículos na BR-101 na altura do KM 817 entre Itamaraju e Teixeira de Freitas.
Nesse trecho uma enorme cratera foi aberta pela força das águas das chuvas que afetam o Extremo Sul baiano fazendo com que os motoristas usem uma rota alternativa pela BA-489 e BA-001 que totaliza 76,5 quilômetros.
De acordo com o órgão, trata-se de uma obra que demanda no mínimo de dois a três meses de trabalho e além do projeto de recuperação desse ponto, será feito um estudo da bacia hidrográfica e o redimensionamento de uma nova galeria no local.
Mas para agilizar a liberação do tráfego, está sendo providenciada junto ao Exército Brasileiro uma ponte móvel metálica, denominada Ponte Bailey, com extensão de 40 metros e capacidade de 35 toneladas ou 12 toneladas/eixo.
O equipamento está sendo transportado do Rio de Janeiro, que suporta a passagem de um veículo por vez e ficará instalada no local durante um período de 90 dias. Esse é o prazo necessário para a recuperação total do ponto danificado em Itamaraju.
O intuito é que o Exército Brasileiro providencie o início dos trabalhos de instalação da ponte metálica para que possa abrir passagem do trânsito de veículos e paralelo a operação, se recomece também as obras de reconstrução do trecho destruído pelas chuvas.