Um das cabeceiras da ponte que liga o bairro Várzea Alegre e Corujão ao centro de Itamaraju foi arrastada pelas chuvas na madrugada desta sexta-feira 10.
O volume e a velocidade da água no trecho, que fica próximo a BR-101 impressiona. A força da correnteza arrastou também uma parte da pista abrindo uma cratera de pelo menos 10 metros de extensão.
A poucos metros dali, no São Bernardo dezenas de famílias perderam todos os seus pertences com o grande volume de água do rio Jucuruçu que esta 6,50 metros acima do leito normal.
Os acumulados de precipitação são de até 86 mm em 24 horas e de 180 mm em 48 horas. A estimativa de precipitação instantânea do radar Almenara indica áreas de instabilidade com potencial para chuvas de intensidade fraca conforme boletim do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) atualizado nesta sexta 10.
A localidade é conhecida por sobreviver da pesca e da retirada de areia do rio. Com a destruição da ponte, para chegar ao outro lado é preciso usar a BR-101 que possui outra ponte que apresenta várias rachaduras. Confira o vídeo: