Em plena época de pandemia do Covid-19, onde milhões de reais estão chegando aos cofres municipais, o Portal da Transparência da Prefeitura de Itamaraju, governada pelo prefeito Marcelo Angênica (PSDB), saiu do ar.
A ferramenta que costuma funcionar no endereço eletrônico: www.itamaraju.ba.gov.br era responsável por trazer os atos oficiais, contas e contratos do firmados pelo Poder Público Municipal. Segundo a denúncia enviada à nossa equipe de reportagem, desde o último dia 09 que o site misteriosamente saiu do ar.
Além de prejudicar os cidadãos que desejem acompanhar os atos oficiais como compras e contratos, a indisponibilidade do site prejudica também as empresas de fora da cidade que buscam informações sobre licitações.
Uma fonte interna da prefeitura ouvida por nossa reportagem não soube nos informar o motivo da indisponibilidade do portal, mas nossa equipe apurou que no dia anterior ao fato teria ocorrido uma licitação tumultuada na prefeitura, e os atos seriam publicados no dia 09, fato que acabou não ocorrendo pela falta da ferramenta.
Não é a primeira vez que o prefeito Marcelo Angênica é acusado de omitir informações sobre compras, contratos e receitas da prefeitura. O gestor já foi denunciado ao Ministério Público Federal que, inclusive, determinou que o mesmo estruturasse o portal com todas as informações acessíveis aos cidadãos.
A atitude relembra a ex-secretária de Finanças, Lucilene Curvelo, que por diversas vezes determinou a retirada do site para impedir o controle popular dos atos do município.