A Abayomi Mostra de Música Negra do Sul da Bahia trata-se da apresentação on-line de sete pocket shows autorais, de artistas do cenário musical independente, do sul da Bahia. A mostra é realizada pela Abayomi Casa de Cultura e apoiada através do Edital 001/2020 Calendário das Artes 2020, 8ª Edição, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).
A programação contará com as músicas compostas e cantadas pelos artistas: Ayê Akin de Trancoso, com o pocket show “Novo preto Rico Desempregado”; Billyfat de Ilhéus com o pocket show “Divina Comédia”; Brágui MC de Eunápolis, com o pocket show “Manifesto Político e Poético”; Emmer’C de Eunápolis, com o pocket show “Manifesto Cíclico”; Guaja de Porto Seguro com o pocket show “Encontros”; Jackie Chean de Porto Seguro com o pocket show “Ninja Disfarçado”; e Maroon de Eunápolis com Xirê dos Ancestrais.
“Os artistas que compõem a mostra têm sua arte engajada política, social e culturalmente no contexto local e regional, baseada em princípios antirracistas, feministas, ancestrais, periféricos e entre outros princípios, que regem a filosofia da Abayomi Casa de Cultura. São canções sobre vida cotidiana de jovens negros nas periferias, empoderamento feminino, ancestralidade negra, transgeneridade e romances”, destaca o proponente do projeto, Markinhos Fernandes.