O presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Porto Seguro, Leandro Lopes, explicou o funcionamento da credencial que prevê a prioridade para advogados em serviço na balsa que liga Porto Seguro à Arraial d’Ajuda. Segundo ele, haverá uma fiscalização feita pelo Ministério Público (MP-BA), e o sistema não vai afetar de modo prático o funcionamento da balsa. “O número de advogados que procurou pela credencial foi muito baixo. Se a gente pensar no quanto isso afeta outras pessoas que estão na fila, o prejuízo é mínimo”.
No dia 23 de janeiro, a OAB subseção Porto Seguro fechou um acordo com as empresas Rio Buranhém, Rio Nave e com o Ministério Público um convênio para a criação de uma credencial específica para advogados terem prioridade na travessia para Arraial da Ajuda.
A justificativa foi a de que os advogados precisam da prioridade para chegar no horário em audiências. No entanto, algumas manifestações contra o convênio foram feitas nas redes sociais, alegando que os advogados acabariam abusando do recurso.