A ação aconteceu na última quinta-feira 15, beneficiando 199 pacientes, todos atendidos através do Sistema Único de Saúde (SUS), com todos eles passando por triagem e atendimentos em exames de fundo de olho, método que permite avaliar a situação do nervo óptico.
As consultas foram realizadas por uma médica oftalmologista, analisando a pressão ocular e prescrevendo o tratamento adequado, inclusive, quando necessário, com a distribuição gratuita de colírios e medicamentos para cuidar da saúde dos olhos e evitar o agravamento do glaucoma.
O mutirão aconteceu na sede da Prefeitura Municipal do Prado, numa parceria com o Governo do Estado da Bahia, sobretudo, para contemplar boa parte dos pacientes que não têm condições financeiras para arcar com consultas particulares ou adquirir os medicamentos necessários para o tratamento da doença.
A gratuidade desse serviço é fundamental para o cuidado da saúde dos olhos, proporcionando que todos, independente da situação socioeconômica, possam receber a atenção e o cuidado necessário através da rede pública de saúde.
De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica, Poliane Marinho, “a detecção precoce do glaucoma é essencial para evitar complicações mais graves e a perda irreversível da visão, então, ao disponibilizar consultas oftalmológicas gratuitas e o diagnóstico precoce da doença [em estágios iniciais] possam ser tratados para controlar a pressão intraocular”, disse.
Para a Secretária Municipal de Saúde, Neuziane Mascarenhas, “o mutirão atende a um grande número de pessoas, reduz a fila de espera e assegura que os pacientes tenham acesso contínuo ao trabalho, garantindo eficácia no cuidado da saúde ocular”, pontua.