O prazo para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi estendido até o dia 14 de junho, conforme anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana. A decisão de prorrogar as inscrições, que inicialmente terminariam nesta sexta-feira 7, foi tomada para acomodar todos os estudantes, especialmente aqueles do Rio Grande do Sul, que enfrentam desafios devido a um desastre climático.
Esta extensão do prazo é válida para candidatos de todo o Brasil. Os interessados devem realizar suas inscrições através da Página do Participante, utilizando suas credenciais na conta gov.br. “Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever pela Página do Participante”, destacou o ministro Santana em suas redes sociais.
As provas do Enem estão programadas para serem aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. A taxa de inscrição, fixada em R$ 85, pode ser paga até o dia 12 de junho por aqueles que não estão isentos. O pagamento pode ser realizado via Pix, cartões de crédito ou débito, conta corrente ou poupança, ou por boleto bancário, que pode ser gerado juntamente com um QR Code na Página do Participante.
Além disso, o Ministério da Educação informou que os moradores do Rio Grande do Sul estão isentos do pagamento dessa taxa, assim como os estudantes que concluíram o ensino médio em escola pública. Em um balanço recente, o MEC revelou que cerca de 100% dos alunos concluintes do ensino médio da rede pública em vários estados estão inscritos no Enem, enquanto no Rio Grande do Sul, mais de 70% dos formandos já realizaram suas inscrições, apesar das adversidades causadas pelas enchentes.