A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, participou de uma reunião virtual nesta sexta-feira, 10/7, com o governador da Bahia, Rui Costa, e prefeitos do Sul e Extremo Sul baiano. Na pauta, a situação da Covid-19 nos municípios da região e as medidas para controle e contenção da doença por parte do governo estadual e das prefeituras.
A prefeita parabenizou o governador pela inciativa e pela forma como vem conduzindo os trabalhos de combate à pandemia, agradecendo especialmente pelos novos leitos de UTI que serão instalados no município.
Cláudia também ressaltou a necessidade de material para a realização de mais testagens e o envio de cápsulas usadas no rosto de pacientes, recebendo resposta positiva do governador. Na oportunidade, ela explicou sobre a decisão de novo toque de recolher entre os dias 10 a 15 de julho. “Apesar de nossa cidade apresentar números inferiores a outros locais do mesmo porte, alguns bairros estão registrando crescimento acelerado, por isso tomamos essa medida de controle”, afirmou.
Volta às aulas
O governador explicou que a previsão de retorno das aulas para o dia 15/8 não será possível, pois ainda existe a necessidade de maior controle da pandemia e também adaptações nas escolas. O ano letivo ainda deverá ser cumprido, com aulas aos sábados e também nas férias de fim de ano.
Tanto em nível estadual quanto municipal, os planos de reabertura continuam sendo elaborados para garantir o retorno às atividades escolares em segurança.
Visita aos novos leitos de UTI
Após reunião, a prefeita Cláudia seguiu para vistoria técnica ao Hospital Neuroccor, onde estão sendo instalados os 10 novos leitos de UTI destinados ao enfrentamento da Covid-19.
Ela estava acompanhada do secretário estadual da Saúde, Fábio Villas Boas, secretário municipal da Saúde, Kerrys Ruas, representantes da Sesab, Cássio Garcia, Rodrigo Kuada e o médico Dr. Josdanei Carneiro, do hospital Neuroccor.
Dentro de 10 a 12 dias, os novos leitos estarão à disposição e irão contribuir para desafogar o atendimento no Hospital Luís Eduardo Magalhães e também dar mais segurança para a retomada gradativa da atividade sócio-econômica do município, baseada no Programa Porto Mais Seguro, que estabelece critérios de adequação dos estabelecimentos.
“Estamos trabalhando muito e tenho confiança de que juntos venceremos este desafio. O importante é que cada cidadão faça sua parte, pois todos têm responsabilidade e sabem o que fazer para contribuir na desaceleração da contaminação”, concluiu a prefeita, parabenizando também o governo estadual e a prefeitura de Eunápolis pela instalação de 10 novos leitos de UTI e 10 de enfermaria no município vizinho, que iniciaram as atividades nesta sexta-feira e irão contribuir muito para os atendimentos de toda região.