As declarações do prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica (PSDB), durante a inauguração de uma creche no bairro Várzea Alegre têm gerado debates e opiniões divergentes na cidade. Em um vídeo que circula nas redes sociais, o gestor defende que Itamaraju, com cerca de 60 mil habitantes, possui recursos e potencial para prosperar sem depender de investimentos externos, inclusive dos governos federal e estadual.
Marcelo Angênica, atualmente em seu segundo mandato, expressou a vontade de deixar um legado para os itamarajuenses, ressaltando a independência da cidade em relação às esferas governamentais superiores. “A gente não depende do governo federal e estadual”, afirmou o prefeito que, mesmo sendo médico, ganhou destaque nacional ao recusar leitos de UTI durante a pandemia.
Além disso, nas eleições de 2020, Angênica apoiou a candidatura de ACM Neto ao governo do estado e criticou veementemente os eleitores que escolheram o Partido dos Trabalhadores (PT), rotulando a todos de “irresponsáveis”. Com um discurso anti-petista, o prefeito argumenta que apoiar o PT é prejudicial para a cidade e classifica como um desserviço qualquer apoio à legenda.
ENDIVIDAMENTO – No início do ano passado o prefeito contraiu um empréstimo de R$ 50 milhões junto a Caixa Econômica Federal para obras e investimentos na cidade. O empréstimo deverá começar a ser pago pelo próximo gestor e levanta questões com a Lei de Responsabilidade Fiscal.