CidadesDestaque

Prefeitura de Mucuri intensifica serviços de limpeza e desobstrução dos canais pluviais

A Prefeitura de Mucuri, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, trabalha intensamente na limpeza e desassoreamento de valas de drenagem por toda a cidade. Um dos serviços preventivos mais significativos está sendo realizado no Conjunto Habitacional Brisas do Mar e que beneficia diretamente também o bairro 1º de Maio, com o trabalho preventivo contra possíveis alagamentos.

No 1º de Maio, na cidade de Mucuri, o bairro recebeu recentemente o mutirão de limpeza e em seguida as obras de aterramento das 13 vias públicas, tendo em vista que a área é arenosa, que o bairro é fruto de uma ocupação sobre uma região de manguezal e por isso as ruas eram úmidas e em épocas chuvosas ilhavam os moradores em suas casas e deixavam os moradores numa situação difícil, sem poder sair de casa ou tendo que enfrentar os alagamentos.

Os bairros Califórnia, Palmeiras e Beira Rio, na zona oeste da cidade de Mucuri, tiveram todas suas ruas requalificadas e novas vias foram reabertas com estrutura de aterramento e nivelamento. Além da limpeza de valas e canais visando facilitar o escoamento das águas pluviais, com obras de implantação de manilhamento e promovendo a abertura de novas ruas. Atualmente entre os bairros 1º de Maio e Brisas do Mar, a frente de trabalho se utiliza de uma máquina escavadeira hidráulica.

O diretor municipal da zeladoria urbana da cidade de Mucuri, Vomberto Alves de Souza, explica que o assoreamento é o processo que se observa no leito dos rios e canais o acúmulo de detritos, lixo, entulho, ou outros materiais. No fundo dos riachos e lagoas, esse acúmulo interfere na topografia de seus leitos impedindo-os de portar todo o seu volume hídrico, provocando transbordamento em épocas de grande quantidade de chuvas, portando, o trabalho é preventivo contra alagamentos e busca diminuir os impactos causados pelas fortes chuvas, aumentando a vazão da água nas redes de drenagem e consequentemente sua capacidade.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios