O jogo virou. Diferente do ano passado, a Seleção de Ilhéus está garantida na edição 2023 do Campeonato Baiano de Futebol Intermunicipal Ednaldo Rodrigues Gomes, maior competição não profissional do Brasil. Durante reunião realizada na última segunda-feira 5, com membros da Liga Ilheense de Futebol e do Barcelona Futebol Clube, a Prefeitura assegurou a participação da seleção amadora no certame deste ano.
“Por meio da articulação do governo municipal, nós conseguimos firmar a parceria com o Barcelona e a Liga Ilheense para garantir o retorno do nosso futebol ao maior campeonato amador do mundo. A gestão do prefeito Mário Alexandre desenvolve um projeto expansivo, com foco na inclusão social da juventude”, destacou Alzimário Belmonte, secretário de Esportes.
Somado às ações de fortalecimento das atividades, a Prefeitura recupera os espaços e equipamentos esportivos, a exemplo das quadras poliesportivas da Barra do Itaípe e Litorânea Norte, do campo de futebol no Salobrinho e do Estádio Mário Pessoa.
Antes do início oficial das partidas haverá o tradicional Congresso do Intermunicipal, evento no qual são divulgados os grupos e a tabela do certame. A competição revela bons jogadores para o futebol profissional e integra o público desportista do estado.
Organizado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF), o campeonato é realizado desde 1946 e a Seleção de Ilhéus foi a primeira a vencer o torneio. O título foi novamente conquistado pela cidade nos anos de 1966, 1980 e 1986. No período de 1948 a 1956 o campeonato não foi disputado. Por conta da pandemia de Covid-19, a FBF suspendeu os jogos em 2020 e 2021.