O vereador Francisco Nascimento, primo do deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil-BA), foi um dos alvos da Operação Overclean, deflagrada nesta terça-feira 10, pela Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), a Receita Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU). Francisco, que chegou a se apresentar como candidato à presidência da Câmara antes de desistir, foi preso em Salvador, onde estava em um apartamento, apesar de ser vereador em Campo Formoso na Bahia.
A operação visa desarticular um grupo suspeito de fraudar licitações e desviar recursos públicos, com apurações que indicam desvios de até R$ 1,4 bilhão em contratos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Os investigadores estão averiguando indícios de corrupção e lavagem de dinheiro entre os suspeitos.
Durante a abordagem policial, os agentes encontraram R$ 220,1 mil em dinheiro vivo em uma sacola com o vereador. Em uma cena inusitada, Francisco jogou a sacola com o dinheiro pela janela de sua residência no momento em que os policiais chegaram, mas a quantia foi apreendida. Agora, ele terá que explicar a origem desse montante e por que o mantinha em casa.
Francisco Nascimento é suspeito de receber propina para favorecer empresários em contratos com a prefeitura de Campo Formoso. O irmão de Elmar Nascimento, Elmo, atualmente ocupa o cargo de prefeito do município.