A produção baiana de ovos de galinha no 2º trimestre de 2020, foi de 14,1 milhões de dúzias, representando um aumento de 10,9% em relação ao 1º trimestre de 2020 (12,7 milhões de dúzias) e de 34,2% em relação ao 2º trimestre do ano passado (10,5 milhões de dúzias).
Desde 1987, quando se iniciou a série histórica da Pesquisa do IBGE, este foi o melhor resultado para a produção baiana de ovos. Os dados são das Pesquisas Trimestrais da Produção Pecuária (abate de animais, produção de ovos, aquisição de leite e couro) divulgadas hoje (10) pelo IBGE.
Em todo o país, a produção de ovos de galinha foi de 974,1 milhões de dúzias no 2º trimestre de 2020. Isso correspondeu a um aumento de 0,3% em relação ao 1º trimestre deste ano (970,9 milhões) e de 2,8% em relação ao 2º trimestre de 2019. Foi a 2ª maior produção de ovos do país desde 1987 e a maior para um 2º trimestre.
O extremo sul possui três empresas operando neste seguimento. A Naturaves produz cerca de 240 mil aves mensalmente, que representa 115 toneladas de frango por dia, dos quais também comercializa os ovos. A Aveslan instalada na fazenda São Francisco em Prado e também o Frango Q’Delícia localizado em Teixeira de Freitas, que gera quase 500 empregos diretos e tem capacidade para 30 mil abates por dia.