Nesta sexta-feira 7, uma missão técnica apoiada pelo Sebrae, Sicoob e Senar, possibilitou a participação de produtores rurais do Extremo Sul baiano na Feira de Produtores do VI Prêmio Queijo Brasil, de 7 a 9 de julho, na Vila Germânica em Blumenau/SC, um dos maiores eventos queijeiros do país.
Na oportunidade, quatro participantes desfrutarão das várias etapas do evento que são destinadas a produtores, comerciantes e restaurantes, para vivenciar uma experiência única e próxima dos consumidores, já que a feira gastronômica de produtores é aberta ao público. O evento conta com inúmeras queijarias participantes, inclusive os representantes do Projeto de Desenvolvimento de Queijarias do Extremo Sul da Bahia.
Além da Feira, o evento conta também com momentos de palestras e oficinas com profissionais nacionais e internacionais, mesas redondas, o almejado concurso e o desafio “O Queijista”, que incentiva a melhoria da qualidade dos queijos para atores do setor artesanal do queijo e laticínios, como produtores, compradores e vendedores de todo o território nacional.
No Prêmio Queijo Brasil vão concorrer 12 produtores baianos dos municípios de Vereda, Itanhém, Medeiros Neto, Itamaraju e Arraial d’Ajuda, que disputam as medalhas de Ouro, Prata e Bronze dos queijos participantes que mais agradarem os jurados durante os dois dias, seguindo uma metodologia especialmente desenvolvida para o concurso, que visa valorizar cada estilo de queijo.
Vale destacar que a produtora artesanal Mirian Nogueira Aquino, empresária da empresa Produtos Mirian Laticínios em Geral, do município de Itamaraju, já conquistou, no último ano, premiações como três medalhas no 2º Concurso Mundial do Queijo Brasil e no Concurso Nordestino de Queijos e Derivados do 16º Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL). Além dela, outros produtores da região estão crescendo na região com a assistência técnica especializada, despontando como grandes concorrentes ao prêmio.
O gestor de Agronegócios do Sebrae em Teixeira de Freitas, Ismael Trindade, explicou a importância dessa oportunidade para o projeto e crescimento dos produtores. “A participação neste concurso possibilita um despertar nesses empreendimentos para a possibilidade de avaliação de seus produtos por especialistas de todo o país e do mundo, agregando maior valor aos produtos produzidos e a possiblidade de medalhas que chancelam a qualidade dos produtos produzidos na região”, destacou.