Em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira, 14, na Câmara Municipal de Itamaraju pela Regional Sul da APLB/Sindicato, que abrange 26 municípios da Bahia, a categoria decretou ‘estado de greve’ na rede estadual de ensino em protesto às medidas adotadas pelo governador Rui Costa (PT) em desfavor dos trabalhadores.
De acordo com Conceição Munis, diretora da Regional Sul do sindicato, os profissionais da educação exigem uma audiência com o governador para tentar reaver inúmeros direitos da categoria que foram perdidos recentemente após medidas decretadas pelo governador do Estado. Os educadores ainda querem levantar o debater sobre o ajuste salarial linear de todos os trabalhadores da educação, inclusive os professores aposentados, que está defasado há quatro anos.
Conceição Munis ainda esclareceu o que é o estado de greve: “O professor continua em sala de aula, trabalhando normalmente. A diferença é que ele estabelece diálogo com os alunos, pais de alunos e demais colegas, alertando sobre a possibilidade eminente de deflagração de uma greve geral na rede”.