Os professores e demais trabalhadores da rede municipal de Itanhém decidiram entrar em greve geral a partir desta quarta-feira 26.
A decisão foi aprovada em assembleia geral realizada no último sábado 22, quando os educadores decidiram aderir a paralização nacional do dia 26 e deflagrar greve geral por tempo indeterminado a partir do dia 27.
A categoria informou que hoje pela manhã houve concentração na Escola Simplício Binas. Já para a amanhã 27, os educadores preparam um café com luta que prevê concentração na Praça Castro Alves às 8h30min. Na sexta-feira 28, está previsto um ato de manifesto na praça da rodoviária.
De acordo com o professor Marco Antônio Pires, coordenador da APLB de Itanhém a decisão de parar as atividades foi tomada pela categoria após o prefeito Mildson Medeiros descumprir acordo firmado com a categoria, em reunião realizada no dia 15 de março.
“Naquela ocasião, após horas de negociações, o prefeito, acompanhado de sua equipe jurídica e contábil, se comprometeu em conceder o reajuste de 14,95%, sobre o salário base, para todos os professores, de forma linear. O acordo, no entanto, não foi cumprindo”, lamentou o sindicalista.