Vem do município de Mucuri, no Extremo Sul da Bahia, um projeto na área da saúde que vai representar toda a região no 37º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).
Com o título “Programa de Imunização no Município de Mucuri e Seus Desafios: Tempo de Resgate das Coberturas Vacinais e Valorização da Vacinação Junto a Comunidade”, o trabalho envolve desde a problematização a apresentação de estratégias de fortalecimento das ações de imunização no município, incluindo as comunidades rurais.
O estudo defende também a importância da imunização como uma estratégia imprescindível para a saúde pública, uma vez que, ao prevenir a disseminação de doenças, também evita epidemias, fortalecendo a resposta imune individual e coletiva. A pesquisa foi realizada pelas enfermeiras Érica Lopes Ribeiro Marx e Maria de Fátima Prates Rocha, e apresentada pelo secretário Municipal de Saúde, o bioquímico Fernando Jardim na 106ª Assembleia Cosems Bahia, em Salvador.
De acordo com os critérios do congresso, o projeto foi selecionado entre os municípios do Extremo Sul por ter se destacado como uma experiência exitosa na região, sendo o único entre os 13 municípios a ter representação no Congresso em julho de 2023.
Dos 50 projetos expostos na Assembleia, 28 foram selecionados para apresentação, concorrendo a premiações na Oficina Nacional ImunizaSUS, que será realizada dentro da programação do XXXVII Congresso Conasems, de 16 a 19 de julho, em Goiânia (GO).
Para o secretário municipal de Saúde, o sentimento é de gratidão. “Estamos muito contentes com mais esse avanço no reconhecimento estadual do desempenho da Secretaria de Saúde de Mucuri no quesito “imunização”. É uma oportunidade única em poder representar a nossa região consequentemente o estado da Bahia, contribuindo ao dividir nossas experiências exitosas com o intuito de poderem ser aplicadas nos demais municípios brasileiros”, celebrou.