O projeto de extensão intitulado “Agricultura urbana: teorias e práticas”, coordenado pelo professor Dirceu Benincá, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Paulo Freire está se fortalecendo com o exercício de mutirões de limpeza e plantio de áreas urbanas.
A ações tiveram inicio em setembro de 2021 e desde então mantém encontros online com periodicidade quinzenal, envolve estudantes e docentes da UFSB, bem como estudantes de escolas das redes estadual e municipal da cidade de Teixeira de Freitas.
Entre os objetivos do projeto estão: refletir sobre a importância da produção de alimentos na perspectiva agroecológica; promover a socialização de conhecimentos e experiências acerca da agricultura urbana, soberania alimentar, educação ambiental, saúde integral e sustentabilidade; exercitar a prática da produção de alimentos saudáveis e ervas medicinais em terrenos baldios e outras áreas do perímetro urbano de Teixeira de Freitas; debater acerca do tratamento adequado dos resíduos sólidos e técnicas de utilização de resíduos orgânicos.
Através de mutirão, a cerca do terreno da Associação de Moradores Jardim dos Pássaros no Bairro kaikan Sul foi erguida.A área será utilizada para plantio de verduras, legumes e outros produtos alimentícios.
Para Moane Vieira, integrante do projeto, o mutirão é um exercício gratificante. “Mutirão é juntar pessoas para trabalhar pelo bem comum e partilhar. A comunidade se mobiliza e vai estimulando outras pessoas a participarem. O mutirão resgata valores culturais importantes através da participação coletiva para plantar, colher e festejar. Nós já festejamos no ato de plantar ou ainda antes, na limpeza da área”, declara.
De acordo com o professor Dirceu Benincá, o projeto apresenta grandes potencialidades e deverá ser expandido.
“Queremos expandir essa proposta, que é absolutamente viável e relevante sob vários aspectos para a cidade”, mas para isso é preciso formar parcerias com outras instituições para envolver mais a comunidade.