A Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema) está apoiando uma iniciativa inovadora para promover a sustentabilidade na região cacaueira. O Projeto-Piloto CompensAção Cacau + Floresta foi lançado com sucesso no município de Ibirapitanga, no sul da Bahia, durante um evento que reuniu diversas instituições parceiras do projeto.
Com um investimento de 4,9 milhões de dólares ao longo de quatro anos (2024-2027), o CompensAção tem como objetivo principal estabelecer condições favoráveis para impulsionar a transição agroflorestal em áreas de cultivo de cacau na região. Essa iniciativa visa aumentar a resiliência e os benefícios econômicos, ao mesmo tempo em que combate a degradação florestal e o desmatamento, contribuindo para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.
O projeto pretende beneficiar 1.600 famílias de agricultores familiares e impactar uma área de 10.700 hectares na recuperação de ambientes naturais e produtivos. Uma das estratégias adotadas será a implementação do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que estará vinculado à produção de cacau livre de desmatamento na Mata Atlântica do sul da Bahia.