O cuidado com o meio ambiente e com o espaço social é um ponto importante para o Sicoob. Uma das ações que atuam nesse sentido é o Projeto Semeando Cooperativismo – uma iniciativa do Sicoob Costa do Descobrimento. Fundado em dezembro de 2021, o projeto tem como principal objetivo a restauração florestal e reforça a preservação do meio ambiente através do estímulo de práticas de uso sustentável.
Para isso, o projeto atua em duas frentes: educação ambiental e plantio de mudas. Através de palestras de educação ambiental, doação e plantio de mudas, a instituição busca conscientizar os cooperadores sobre a importância da preservação e da sustentabilidade. Segundo foco, o plantio de mudas, busca o reflorestamento de áreas degradadas no Parque Nacional do Pau Brasil, em Porto Seguro. Até o momento, já foram plantadas 2.072 mudas de espécies nativas da Mata Atlânticas através da iniciativa. Além disso, o projeto busca atuar como uma estrutura central de suporte e apoio técnico às iniciativas que visam a restauração florestal do Parque Nacional.
“Para nós do Sicoob, o cuidado e a proteção do meio ambiente é uma etapa importante na construção de um mundo melhor. Por isso, em cada decisão que tomamos e projeto que apoiamos, buscamos sempre atrelar ao nosso compromisso, um futuro sustentável. Afinal, o negócio do Sicoob é a cooperação pelo amanhã”, afirma Gerson Carlos Souto (Boré), diretor de relacionamento e presidente do projeto.
O próximo passo do projeto é estender a área de reflorestamento para bairros do município de Itamaraju-Ba. Outras possibilidades de expansão também são discutidas, considerando diversas problemáticas, como a carência de diretrizes técnicas e de suporte logístico em toda a cadeia de restauração – desde a coleta de sementes ao monitoramento das ações.
O projeto Semeando Cooperativismo está atrelado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente ao objetivo nº 15 – Vida Terrestre, que busca proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres; gerir de forma sustentável as florestas; combater a desertificação; travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade.