O Governo Estadual dá um passo significativo em direção à modernização dos serviços públicos ao lançar o Licenciamento Integrado de Veículos, permitindo que os cidadãos realizem todos os procedimentos de forma totalmente digital por meio da plataforma ba.gov.br. O anúncio feito nesta quinta-feira 16, destaca a comodidade e agilidade proporcionadas aos proprietários de veículos, que agora podem evitar deslocamentos e filas ao realizar o licenciamento online.
Uma das inovações mais destacadas é a possibilidade de pagamento do licenciamento utilizando o PIX, oferecendo aos usuários uma opção conveniente e ágil. O IPVA, seguro obrigatório e eventuais multas podem ser quitados por meio de qualquer aplicativo bancário, simplificando ainda mais o processo financeiro relacionado aos veículos.
O licenciamento já está disponível para veículos com número final de placa 0 e 9 neste ano, permitindo o pagamento integral ou da cota remanescente do parcelamento. Contudo, a partir de 2024, a opção de pagamento parcelado não estará mais disponível, tornando o Licenciamento Integrado exclusivamente em cota única.
Acessível tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, a plataforma ba.gov.br oferece uma gama de serviços relacionados ao Licenciamento Integrado. Para pessoas jurídicas, a realização dos serviços ocorre pelo portal mencionado, com a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e) feita no site do Detran-Ba.
Após o pagamento dos tributos, os usuários podem emitir o CRLV-e em até 24 horas pelo ba.gov.br. O acesso aos serviços requer um cadastro na plataforma do Governo, proporcionando aos usuários uma experiência mais eficiente e descomplicada.
Anteriormente, o pagamento do licenciamento estava restrito aos bancos conveniados, o que demandava que cidadãos não correntistas enfrentassem filas. Agora, a iniciativa digital elimina essa barreira, possibilitando o pagamento de forma mais acessível.
Lançado no início deste mês, o ba.gov.br já oferece 551 serviços públicos, consolidando-se como uma plataforma abrangente e segura. A acessibilidade ocorre por meio da web, dispositivos móveis (iOS e Android), WhatsApp, e um aplicativo próprio, representando uma abordagem pioneira do Estado para proporcionar serviços públicos eficientes e acessíveis.