Daqui a nove dias (dia 22 de fevereiro) encerra-se o prazo para o recadastramento biométrico obrigatório em 4 municípios do extremo sul baiano. O cidadão que deixar de realizar a coleta biométrica terá o título cancelado.
Ainda de acordo com a estatística da Justiça Eleitoral, dois municípios ultrapassaram a metade dos eleitores biometrizados: Ibirapuã (58,19%) e Medeiros Neto (57,37%).Desde 18 de janeiro, um ofício expedido pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, determinou que o horário de atendimento dos cartórios fosse ampliado em quatro horas, passando o encerramento dos trabalhos das 14h para as 18h. Em outro documento, o presidente determina que as zonas que estão com menos de 50% de biometrizados atendam aos leitores em horários extra. Lajedão (47,23%) e Teixeira de Freitas (42,91%) estão nesta situação, pois menos da metade dos seus eleitores fizeram biometria.
Na Bahia, entre os dias 2 e 31 de janeiro, foram biometrizados 130 mil eleitores. O número representa uma média de 5.423 atendimentos por dia, somando os 39 locais de atendimento disponibilizados nas cidades em revisão extraordinária. As unidades correspondem a postos instalados por meio de parceria com as gestões municipais, cartórios eleitorais e SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão.
Em todo o estado, considerando as cidades que já fizeram o procedimento, os municípios que estão atualmente em fase de revisão e aqueles que ainda devem passar pelo processo, o número total de eleitores chega a 10.404.200. Desses, 7.182.609 (69,04%) estão recadastrados, o que coloca a Bahia em primeiro lugar no ranking de percentual biometrizado, quando considerados apenas os maiores colégios eleitorais do Brasil.
A expectativa para os próximos dias é que as filas fiquem ainda maiores, pois milhares de eleitores terão que comparecer perante a justiça eleitoral em apenas nove dias.